00h00 - segunda, 01/05/2017

PCP questiona Governo
sobre porco e olival

PCP questiona Governo sobre porco e olival

O deputado do PCP eleito por Beja questionou no Parlamento o ministro da Agricultura sobre a denominação da carne de porco preto e sobre a salvaguarda de património arqueológico nos processos de plantio de olival.
No primeiro caso, João Ramos questionou Capoulas Santos sobre as designações de porco preto ou porco preto de produção intensiva, lembrando que esta última, "segundo os transformadores e comercializadores desta carne, representa uma desvantagem concorrencial relativamente aos produtos espanhóis".
Perante esta situação, o ministro afirmou concordar que a denominação porco preto de produção intensiva "não é a que mais valoriza o produto" e "que terá de ser encontrada outra denominação", defendendo ainda ser "preciso manter a distinção entre a carne produzida em montanheira e outra".
O deputado do PCP questionou também sobre as formas de protecção do património, nomeadamente arqueológico, nos processos de plantio de olival, assim como sobre os mecanismos necessários à salvaguarda do património, que existem aquando da construção das infra-estruturas pela EDIA mas não existem quando se faz uma alteração do uso do solo.
Perante esta questão, Capoulas Santos informou "que o problema é relevante e que tinha já solicitado que a situação fosse analisada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h03 - quinta, 19/10/2017
Novo pré-aviso de greve na mina de Neves-Corvo
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) voltou a apresentar à administração da Somincor um pré-aviso de greve nas minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde.
07h00 - quarta, 18/10/2017
Somincor e trabalhadores voltam a reunir
A administração da Somincor e o Sindicato dos Trabalhdores da Indústria Mineira (STIM) voltam a reunir nesta quarta-feira, 18 de Outubro, para discutir as reivindicações dos trabalhadores das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde.
00h00 - domingo, 15/10/2017
Adega da Vidigueira
lança vinho de talha
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) vai lançar um vinho de talha produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes de vinhas centenárias existentes na freguesia de Vila Alva (Cuba).
07h00 - terça, 10/10/2017
São Teotónio vai
receber central solar
A Câmara e a Assembleia Municipal de Odemira aprovaram, por unanimidade, a Declaração de Projecto de Relevante Interesse Municipal para a criação de uma central fotovoltaica no concelho.
07h00 - sexta, 06/10/2017
ACPA cria agrupamento de produtores
Facilitar a comercialização de animais e garantir melhores condições na aquisição de adubos, rações e outros factores de produção são dois dos objectivos do PACOOP/ Agrupamento de Produtores de Porco Alentejano e Outras Espécies Pecuárias, CRL.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial