00h00 - segunda, 01/05/2017

PCP questiona Governo
sobre porco e olival

PCP questiona Governo sobre porco e olival

O deputado do PCP eleito por Beja questionou no Parlamento o ministro da Agricultura sobre a denominação da carne de porco preto e sobre a salvaguarda de património arqueológico nos processos de plantio de olival.
No primeiro caso, João Ramos questionou Capoulas Santos sobre as designações de porco preto ou porco preto de produção intensiva, lembrando que esta última, "segundo os transformadores e comercializadores desta carne, representa uma desvantagem concorrencial relativamente aos produtos espanhóis".
Perante esta situação, o ministro afirmou concordar que a denominação porco preto de produção intensiva "não é a que mais valoriza o produto" e "que terá de ser encontrada outra denominação", defendendo ainda ser "preciso manter a distinção entre a carne produzida em montanheira e outra".
O deputado do PCP questionou também sobre as formas de protecção do património, nomeadamente arqueológico, nos processos de plantio de olival, assim como sobre os mecanismos necessários à salvaguarda do património, que existem aquando da construção das infra-estruturas pela EDIA mas não existem quando se faz uma alteração do uso do solo.
Perante esta questão, Capoulas Santos informou "que o problema é relevante e que tinha já solicitado que a situação fosse analisada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
00h00 - sexta, 13/04/2018
Resialentejo fechou 2017
com resultado positivo
A empresa intermunicipal Resialentejo fechou o ano de 2017 com um resultado líquido positivo de pouco mais de 164 mil euros e um aumento na facturação na ordem dos 300 mil euros face a 2016.
07h00 - quinta, 12/04/2018
Ouro para pão da
Padaria do Corvo
A Padaria do Corvo, de Castro Verde, voltou do Concurso Nacional de Pão, Broas e Empadas Tradicionais Portugueses deste ano com uma medalha de Ouro na categoria "Pão de Trigo Alentejano", melhorando o resultado alcançado um ano antes.
07h00 - quinta, 12/04/2018
Prémio para padaria de S. Pedro de Sólis
Além da Padaria do Corvo, também o pão produzido pela empresa Costa, Esperança Dias e João, Lda.
07h00 - quarta, 11/04/2018
Odemira promove prémio
"Espírito Empreendedor"
Estão abertas até final de Abril as candidaturas para a terceira edição do prémio "Espírito Empreendedor", promovido pelo Município de Odemira com o objectivo de "estimular e reconhecer as iniciativas empreendedoras e criativas".

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial