00h00 - segunda, 01/05/2017

PCP questiona Governo
sobre porco e olival

PCP questiona Governo sobre porco e olival

O deputado do PCP eleito por Beja questionou no Parlamento o ministro da Agricultura sobre a denominação da carne de porco preto e sobre a salvaguarda de património arqueológico nos processos de plantio de olival.
No primeiro caso, João Ramos questionou Capoulas Santos sobre as designações de porco preto ou porco preto de produção intensiva, lembrando que esta última, "segundo os transformadores e comercializadores desta carne, representa uma desvantagem concorrencial relativamente aos produtos espanhóis".
Perante esta situação, o ministro afirmou concordar que a denominação porco preto de produção intensiva "não é a que mais valoriza o produto" e "que terá de ser encontrada outra denominação", defendendo ainda ser "preciso manter a distinção entre a carne produzida em montanheira e outra".
O deputado do PCP questionou também sobre as formas de protecção do património, nomeadamente arqueológico, nos processos de plantio de olival, assim como sobre os mecanismos necessários à salvaguarda do património, que existem aquando da construção das infra-estruturas pela EDIA mas não existem quando se faz uma alteração do uso do solo.
Perante esta questão, Capoulas Santos informou "que o problema é relevante e que tinha já solicitado que a situação fosse analisada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/08/2017
Adega da Vidigueira
inaugura nova obra
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) inaugura esta sexta-feira, 18, a obra do seu novo Centro de Análise e Pesagem (CAP), estrutura que já servirá para a recepção de uvas na vindima deste ano.
00h00 - segunda, 14/08/2017
Alentejo com mais 5,7%
de novas empresas em 2017
Nos primeiros seis meses de 2017 foram criadas mais 5,7% de novas empresas na região do Alentejo em comparação com o mesmo período do ano anterior.
00h00 - terça, 08/08/2017
Produção de cereais não
diminui no Campo Branco
A produção de cerais de Outono/Inverno na zona do Campo Branco, que abrange os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte de Aljustrel e Mértola, deve aumentar em 2017.
00h00 - segunda, 07/08/2017
Câmara de Almodôvar também
recebe Derrama da Somincor
Depois de muitos anos de reivindicação, a Câmara de Almodôvar vai receber este ano parte da Derrama correspondente aos impostos pagos pela Somincor, que explora as minas de Neves-Corvo, em 2016.
00h00 - domingo, 06/08/2017
Adega da Vidigueira
conclui investimento
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) tem praticamente concluída a obra do seu novo Centro de Análise e Pesagem (CAP), estrutura que já servirá para a recepção de uvas na vindima deste ano.

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial