00h00 - segunda, 01/05/2017

PCP questiona Governo
sobre porco e olival

PCP questiona Governo sobre porco e olival

O deputado do PCP eleito por Beja questionou no Parlamento o ministro da Agricultura sobre a denominação da carne de porco preto e sobre a salvaguarda de património arqueológico nos processos de plantio de olival.
No primeiro caso, João Ramos questionou Capoulas Santos sobre as designações de porco preto ou porco preto de produção intensiva, lembrando que esta última, "segundo os transformadores e comercializadores desta carne, representa uma desvantagem concorrencial relativamente aos produtos espanhóis".
Perante esta situação, o ministro afirmou concordar que a denominação porco preto de produção intensiva "não é a que mais valoriza o produto" e "que terá de ser encontrada outra denominação", defendendo ainda ser "preciso manter a distinção entre a carne produzida em montanheira e outra".
O deputado do PCP questionou também sobre as formas de protecção do património, nomeadamente arqueológico, nos processos de plantio de olival, assim como sobre os mecanismos necessários à salvaguarda do património, que existem aquando da construção das infra-estruturas pela EDIA mas não existem quando se faz uma alteração do uso do solo.
Perante esta questão, Capoulas Santos informou "que o problema é relevante e que tinha já solicitado que a situação fosse analisada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 19/02/2018
Adega da Vidigueira
lança vinho de talha
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) lançou neste fim-de-semana o vinho "Vila Alva/ Vinhas Centenárias", um vinho de talha produzido exclusivamente a partir de uvas brancas provenientes de vinhas com mais de 100 anos.
11h08 - quinta, 08/02/2018
Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"
Os trabalhadores da Somincor vão esperar até 5 de Março para que a administração da empresa mineira de Castro Verde vá de encontro às suas reivindicações.
00h00 - segunda, 05/02/2018
Autarcas apelam ao diálogo na Somincor
O adiamento das obras do projecto de expansão do zinco e o impasse nas negociações entre a Somincor e trabalhadores está a causar alguma apreensão nos autarcas de Castro Verde e Almodôvar.
00h00 - domingo, 04/02/2018
Ovibeja promove
concurso de Azeite
A Ovibeja 2018, que vai decorrer entre 27 de Abril e 1de Maio, recebe a oitava edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra/ Prémio CA Ovibeja, já está em marcha e conta com uma larga adesão de produtores nacionais e estrangeiros.
00h00 - domingo, 04/02/2018
Grupo Lança com novo
restaurante em Almodôvar
Um espaço acolhedor, com ambiente tranquilo e uma ementa variada: é isto que o recém-aberto "Solar da Portela Steak House" oferece a todos os clientes que se deslocarem a Almodôvar para almoçar ou jantar.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial