00h00 - segunda, 01/05/2017

PCP questiona Governo
sobre porco e olival

PCP questiona Governo sobre porco e olival

O deputado do PCP eleito por Beja questionou no Parlamento o ministro da Agricultura sobre a denominação da carne de porco preto e sobre a salvaguarda de património arqueológico nos processos de plantio de olival.
No primeiro caso, João Ramos questionou Capoulas Santos sobre as designações de porco preto ou porco preto de produção intensiva, lembrando que esta última, "segundo os transformadores e comercializadores desta carne, representa uma desvantagem concorrencial relativamente aos produtos espanhóis".
Perante esta situação, o ministro afirmou concordar que a denominação porco preto de produção intensiva "não é a que mais valoriza o produto" e "que terá de ser encontrada outra denominação", defendendo ainda ser "preciso manter a distinção entre a carne produzida em montanheira e outra".
O deputado do PCP questionou também sobre as formas de protecção do património, nomeadamente arqueológico, nos processos de plantio de olival, assim como sobre os mecanismos necessários à salvaguarda do património, que existem aquando da construção das infra-estruturas pela EDIA mas não existem quando se faz uma alteração do uso do solo.
Perante esta questão, Capoulas Santos informou "que o problema é relevante e que tinha já solicitado que a situação fosse analisada".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - quinta, 07/12/2017
Somincor: Nova greve surpreende administração
O presidente do conselho de administração da Somincor, concessionária da mina de Neves-Corvo (Castro Verde), ficou "surpreendido e decepcionado" com o novo pré-aviso de greve apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) à empresa, sobretudo depois das reuniões mantidas entre ambas as partes a 17 e 22 de Novembro.
07h00 - terça, 05/12/2017
"Odemira Empreende" já
apoiou 71 novos projectos
Os números falam por si: entre Julho de 2015 e Novembro de 2017 o Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego "Odemira Empreende", dinamizado pela autarquia local, concedeu um total de quase 387 mil euros em apoios financeiros a 71 novos projectos empresariais no concelho.
07h00 - segunda, 04/12/2017
Novo pré-aviso de
greve em Neves-Corvo
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) apresentou à administração da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, um novo pré-aviso de greve para os dias 18 a 23 de Dezembro.
07h00 - quinta, 30/11/2017
Empresários de Almodôvar
criam nova associação
A união faz a força: é esta a lógica que preside à nova Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Concelho de Almodôvar (ACEICA), criada recentemente e que tem como grande objectivo apoiar as empresas e o tecido económico local.
07h00 - quarta, 29/11/2017
Somincor reuniu em Castro com empresas
A Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, promoveu nesta terça-feira, 28, um Fórum de Fornecedores de Construção Civil e Manutenção de Equipamentos, que juntou cerca de 25 empresas locais e 48 nacionais e mais de uma centena de participantes.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial