07h00 - quinta, 27/04/2017

Almodôvar: Sebastião candidato
do PSD sem apoio da Concelhia

Almodôvar: Sebastião candidato do PSD sem apoio da Concelhia

António Sebastião vai mesmo ser o candidato do PSD à presidência da Câmara de Almodôvar nas eleições Autárquicas do próximo dia 1 de Outubro. A candidatura do ex-autarca, que será seguido na lista por Ricardo Colaço e Sílvia Batista, foi aprovada na passada semana pela Distrital de Beja do PSD, mas ao contrário do inicialmente previsto não contará com o apoio da Concelhia de Almodôvar, que acusa os Independentes de terem violado o acordo estabelecido entre ambas as partes em Janeiro deste ano.
"O PSD de Almodôvar foi usado e traído, por manifesta incoerência e deslealdade de princípios", acusa sem meias palavras o presidente da Concelhia laranja em declarações ao "CA".
Para Fernando Palma, "uma lista de candidatos proposta pela Distrital e não pela Concelhia, como os estatutos [do PSD] obrigam, com a anuência e aceitação dos Independentes, não poderá em tempo algum ser aceite pela Secção". "E muito menos apoiada ou integrada pela mesma", acrescenta.

Do consenso à divisão
O afastamento da Concelhia de Almodôvar do PSD da candidatura do partido à Câmara Municipal local surge três meses depois de sociais-democratas e independentes terem chegado a acordo para concorrem em conjunto. Na altura, tal como noticiou o "CA", ficou definido que a lista seria encabeçada por António Sebastião, seguido de Fernando Palma (indicado pelo PSD) e Sílvia Batista (indicada pelos independentes). O quarto nome seria indicado pelo PSD e o quinto pelas duas forças políticas.
Aprovados os nomes na Concelhia, o processo subiu à Distrital. E foi então que do consenso se passou para a divisão. Numa primeira instância, a Distrital de Beja terá proposto que Ricardo Colaço – "vereador do PSD coligado desde o início do mandato com o Partido Socialista", acusa Fernando Palma – fosse o terceiro nome da lista. Mas depois exigiu que este fosse em segundo lugar, caindo Fernando Palma para o quarto lugar.
Uma exigência, continua Fernando Palma, que o Movimento de Independentes "acabou por aceitar, contra a vontade do PSD de Almodôvar, traindo assim a confiança cimentada com a Concelhia ao longo de mais de dois anos de diálogo e negociação".
Mais tarde, o PSD de Almodôvar ainda propôs que fosse aceite a primeira proposta da Distrital, com Ricardo Colaço a surgir em terceiro na lista, no lugar de Sílvia Batista. Possibilidade que os independentes rejeitaram, "consumando assim a traição ao PSD de Almodôvar e ao seu líder", diz Fernando Palma, lembrando ter sido ele quem "assumiu pessoalmente o processo desde o início", abrindo "as portas da sede a ex-militantes" e acabando "apeado do processo".
Por tudo isto, resume Fernando Palma, a Concelhia foi "ferida na sua dignidade, ultrapassada e esvaziada de competências". E há militantes e simpatizantes do PSD "marginalizados" e "que se sentem inúteis, pois a condução do processo eleitoral foi colocada nas mãos do candidato António Sebastião".
Um quadro que leva o presidente da Concelhia de Almodôvar a considerar que, a nível nacional, impera no PSD "o silêncio, a indiferença e a falta de consideração pelas estruturas de Secção". E remata afirmando que a Distrital "não se coíbe de violar grosseiramente os estatutos do PSD, não respeitando pessoas que foram legitimamente eleitas para os órgãos locais".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 20/09/2017
Distrital do PSD confia
na vitória em Almodôvar
O Baixo Alentejo é um território tradicionalmente difícil para a direita, mas a Distrital de Beja do PSD encara as próximas eleições Autárquicas com ambição, tendo mesmo a expectativa de ver o partido voltar a ter maioria em Almodôvar, câmara que liderou entre 2001 e 2013.
07h00 - quarta, 20/09/2017
"PS vai ter uma grande
vitória no distrito de Beja"
"O PS vai ter uma grande vitória no distrito de Beja": é esta a convicção da secretária-geral adjunta dos socialistas, que nesta terça-feira, 19, primeiro dia de campanha oficial para as Autárquicas 2017, passou por sete concelhos do distrito de Beja.
07h00 - terça, 19/09/2017
Secretária-geral adjunta
do PS no distrito de Beja
A secretária-geral adjunta do PS vai estar nesta terça-feira, 19 de Setembro, no distrito de Beja, participando em diversas acções de campanha no dia em que arranca oficialmente a campanha para as eleições Autárquicas 2017.
07h00 - terça, 19/09/2017
CDU espera "reforço
eleitoral" nas Autárquicas
Arranca nesta terça-feira, 19 de Setembro, a campanha oficial para as Autárquicas 2017 e a CDU espera ver, nas eleições de 1 de Outubro, a sua posição reforçada no distrito de Beja, onde tem maioria em oito das 14 câmaras municipais.
00h00 - segunda, 18/09/2017
EMAS com obras na
rede de água das Neves
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem a decorrer uma intervenção na rede de água de abastecimento público da freguesia de Nossa Senhora das Neves.

Data: 15/09/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial