00h00 - quinta, 02/03/2017

Parlamento vai debater petróleo no Alentejo

Parlamento vai debater petróleo no Alentejo

O projecto de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana, promovido pelo consórcio Eni/GALP, vai ser discutido em breve pelos deputados em plenário na Assembleia da República. A garantia foi deixada durante uma audição da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, que no final da passada semana analisou a petição pública contra o furo.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, tendo os deputados assumido o compromisso de recolherem mais dados e respostas sobre o processo junto do Governo param, logo que possível, promover a sua discussão em plenário da Assembleia da República.
Na opinião do autarca odemirense, "não faz qualquer sentido aceitar a exploração de petróleo na Costa Sudoeste, frente para um Parque Natural, com regimes de protecção tão exigentes para as populações".
José Alberto Guerreiro acrescenta mesmo esperar que os tribunais possam travar o projecto do consórcio Eni/GALP, dado tratar-se de uma zona costeira "envolvida em valores ambientais únicos a nível europeu com espécies protegidas por directivas comunitárias".
Além da presença na audição da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, José Alberto Guerreiro reuniu também com representantes do grupo parlamentar do PS, onde reiterou as suas preocupações perante o eventual avanço o projecto, além de ter manifestado a sua discordância pela forma como todo o processo foi conduzido.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 15/06/2018
Cimeira de Negócios
da CPLP em Beja
Captar novos investimentos para a região e abrir "novas portas" aos empresários do Baixo Alentejo são as metas da Cimeira de Negócios que a União de Exportadores (UE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promove nesta sexta-feira e sábado, 15 e 16 de Junho, na cidade de Beja.
07h00 - sexta, 15/06/2018
IAPMEI ordena fecho
de fábrica das Fortes
O conselho directivo do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais (IAPMEI) já ordenou a suspensão, por seis meses, da actividade da fábrica de bagaço de azeitona na aldeia de Fortes (Ferreira do Alentejo).
07h00 - quarta, 13/06/2018
PS quer valorização
do aeroporto de Beja
A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do Partido Socialista defende que o aeroporto de Beja é um "importante activo" da região, "que deve ser valorizado e promovido".
07h00 - terça, 12/06/2018
Caixa Geral de Depósitos
pretende fechar balcão de Colos
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) deverá encerrar no início de Julho o seu balcão na vila de Colos, no concelho de Odemira, medida que está já a ser bastante contestada pela população local e pelas concelhias do PS e do Bloco de Esquerda.
07h00 - segunda, 11/06/2018
Beja recebe o primeiro
de três voos turísticos
Os operadores turísticos Soltour e Jolidey, em parceria com a companhia aérea Air Horizont, promovem nesta segunda-feira, 11 de Junho, o primeiro de três voos turísticos entre Beja e Tenerife (Espanha).

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial